28 maio 2020

Festa Junina em casa: Jantar Romântico no dia dos namorados

O dia dos namorados não tinha mês melhor para acontecer do que junho, junto com a nossa querida festa junina. Mas e se a gente juntasse as duas comemorações e aproveitasse este período em casa? No conteúdo de hoje, resolvi preparar uma festa junina em casa como uma ideia de jantar romântico para o dia dos namorados. Junção perfeita, não é? Tenho certeza que os amantes do barraca do beijo e da canjiquinha vão curtir o menu do jantar.

Para deixar a noite ainda mais especial, a ideia é que vocês cozinhem a quatro mãos para já entrarem no clima do dia dos namorados. Por isso, chame o seu amor para cozinhar com você.

Para falar a verdade, escolhi até um jantar completo que combina muito com o fazer e comer na hora ali mesmo, não é muito aquele que você pode deixar preparado com muita antecedência.

Isso pode ser até bem mais divertido do que apenas o jantar, afinal de contas, quando estamos preparando a comida, podemos deixar o celular de lado e curtir esse momento a dois.

YouTube video

Arraiá do Amô: festa junina em casa

A temática desse jantar romântico para o dia dos namorados será de festa junina em casa. Além disso, como será em comemoração ao dia dos namorados, nada melhor do que chamarmos de Arraía do Amô.

Antes de mais nada, se prepare para conhecer nosso menu da noite que está cheio daquelas delícias que nós amamos. Olha só:

  • Drink: Gintão
  • Entrada: Pastel de Hot Dog
  • Prato Principal: Risoto de canjiquinha
  • Sobremesa: Fondue de caramelo, chocolate e paçoca

mesa posta arraia do amo festa junina simples romântica

arraia do amor menu para festa junina decoração fácil

Consegui reunir, além de toda a particularidade da culinária da festa junina, as brincadeiras também. Então, todo o menu da noite tem um toque dessa comemoração também.

Além disso, fiz um kit digital para decorar toda a mesa de jantar e ele está disponível em duas versões:

1. KIT BÁSICO (dê o seu preço ou faça o download grátis)
(1 página com pôster 10×15 Arraiá do AMÔ + 6 tags circulares decoradas para você escrever o que quiser + 6 bandeirolas estampadas para decorar)

2. KIT COMPLETÃO R$19,90 (para quem quiser e puder contribuir com o meu trabalho)
Contém:
-Kit Digital Básico gratuito
-1 poster A4 Arraiá do AMÔ
-duas páginas estampadas para decorar
-1 página com 1 tag barraca do beijo, 4 peixinhos e 5 beijos e 3 envelopes correio elegante
-1 página com 6 plaquinhas para comida (com texto editável)
-1 página com bandeirolas arraiá do amô e corações para decorar
-1 página com dois menus (com texto editável)

Drink: Gintão

Primeiramente, as bebidas com Gin estão na moda e nada melhor que trazer esse drink ao estilo das festas juninas. Modifiquei até o nome: Gintão. Este drink é uma mistura de gin, tônica e especiarias.

Apesar disso, quem quiser fazer o famoso Quentão, que é feito com vinho, pode fazer também. Esse Gintão fica apenas como uma sugestão para vocês.

gintao arraia do amo drinks para fazer em casa

Em resumo, para inserir o drink na nossa brincadeira de festa junina, resolvi colocar uns peixinhos e chamar de pescaria. Veja o passo a passo de como fazer esse gintão abaixo:

Ingredientes:

  • 1 dose (40ml) Gin (ou destilado de sua preferência)
  • 1/2 dose (20ml) de Cointreau
  • 1/2 cl chá gengibre ralado
  • 1 cl sopa de hibisco
  • 1 rodelas de laranja
  • 1/2 xícara de água tônica
  • Canela pau para decorar

Modo de preparo:

Primeiro, pegue dois copos com bastante gelo e coloque uma dose de gin (40ml) ou do destilado de sua preferência. Em seguida, coloque 1/2 dose (20ml) de Cointreau, que é um licor de laranja que vai dar um gosto bem especial ao drink. Depois, coloque 1/2 colher de chá de gengibre ralado. Agora, vá dosando ao seu gosto, se prefere o gosto de gengibre mais ou menos forte.

Em seguida, coloquei uma colher de sopa de hibisco, a florzinha que usamos para fazer chá. O legal disso, é que depois de mexer a bebida, ele vai trazendo uma coloração vinho, que combina bastante com o quentão.

Então, decore com algumas rodelas de laranja que também vão trazer um sabor especial para o drink. Vale completar a bebida com água tônica.

Dica: se você não curte muito o sabor da água tônica, vale substituir por água com gás que vai ficar uma delícia também.

Para finalizar, coloque um pau de canela. É possível encontrar no mercado este pau de canela mais comprido. Use-o como decoração e coloque o peixinho do kit digital nele também.

Agora, se você não bebe, a minha dica é fazer um chá gelado de hibisco e inserir todas as especiarias que citei aqui também.

Para finalizar, se você quer outras dicas de drinks, eu tenho um vídeo no canal com várias dicas para você. Vale clicar aqui.

Entrada: Pastelzinho de Hot Dog

A entrada do nosso jantar romântico com temática de festa junina em casa será um pastelzinho de cachorro quente. Isso porque é bem comum encontrarmos cachorro quente e pasteis nas festas e resolvi trazer os dois ao nosso jantar de uma forma diferente.

Isso mesmo: cachorro quente dentro do pastel!

Além disso, algo legal que resolvi trazer para dar aquele toque romântico à noite foi o pastel em formato de coração. E, acredite, é bem simples de fazer.

correio elegante arraia do amo dia dos namorados

A entrada desse menu será o correio elegante da nossa festa junina em casa. Vamos para a receita da entrada do jantar romântico.

Ingredientes:

  • 1 xícara de salsicha picada
  • 1/2 xícara de milho (de lata mesmo)
  • 3 cl sopa de molho de tomate pronto
  • 200g de massa de pastel pronta (coquetel)
  • Óleo para fritar

Modo de preparo:

Em um vasilha, você vai colocar os ingredientes que costuma colocar no cachorro quente. Eu, por exemplo, coloquei as salsichas já picadinhas, milho e um pouco de molho de tomate. Se tiver o costume de colocar azeitona, vale inserir nessa mesma vasilha.

Usei um molho já pronto, mas pode ficar à vontade para usar o molho que preferir em casa. Mas, fique de olho em um detalhe: evite colocar molho demais. A ideia é só dar uma liga nos outros ingredientes, porque, caso contrário, pode dar errado na hora de rechear os pastéis.

Depois disso, chegou a hora de rechear os pastéis. Preferi usar uma massa que você já compra pronta mesmo, em rodelinhas.

O detalhe da massa está no tamanho, já que escolhi o menor tamanho para que os pastéis ficassem menores. Essa escolha facilitou pra mim, já que a massa tinha quase o mesmo tamanho do meu cortador em formato de coração.

Passo a passo importante

Na hora da montagem, a dica é não exagerar na quantidade de recheio para que fique mais fácil de fechar. Vamos para o passo a passo da montagem.

1. Coloque uma rodela da massa em um prato
2. Insira meia colher de recheio
3. Pegue outra rodela de massa e coloque em cima
4. Pressione ao redor do recheio para que as massas fiquem bem juntinhas.
5. Use um cortador em formato de coração para cortar a massa
6. Por fim, passe um garfo em volta para fechar o pastel. Daquele jeitinho que fazíamos na casa da vovó!

Pronto! Agora é só fazer quantos pastéis você quiser e levar para fritar. É bem fácil, não é?

Por fim, como essa entrada será inspirada no correio elegante da festas juninas, separei no kit digital umas cartinhas para inserir de decoração. Assim, você pode pregar em palitinhos e escrever várias mensagens para o seu amor.

Prato Principal da festa junina em casa: Risoto de canjiquinha

Festa junina sem canjiquinha não dá, né? A dica aqui é trazer esse prato tão tradicional de uma forma mais sofisticada para o nosso jantar romântico. Com essa receita, a canjiquinha vai parecer um verdadeiro risoto, juro!

Esse risoto de canjiquinha foi feito com a linguiça calabresa defumada, mas você pode fazer com outras carnes como a costelinha. Fica muito gostoso também. Mas, resolvi trazer mais praticidade para o jantar ao escolher a linguiça calabresa.

risoto de canjiquinha receita

Na nossa brincadeira, o prato principal é a quadrilha. Vamos entender o modo de preparo agora:

Ingredientes:

  • 2 cl de sopa de azeite
  • 1/2 xícara de cebola picada
  • 2 cl sopa de cenoura ralada
  • 1/2 xícara de linguiça calabresa defumada picada
  • 1 dose (40ml) de cachaça
  • 1/2 de tomate processado
  • 1 xícara de canjiquinha (também conhecida por quirera de milho ou péla égua)
  • 1/2 tablete de caldo de carne dissolvido em 500 ml de água
  • 1 cl sopa de manteiga
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Cebolinha a gosto

Para acompanhar:

  • 2 cl sopa de azeite
  • 1/2 xícara de quiabo
  • 1/2 xícara de tomatinho
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Para começar, vamos fazer o caldo. Nele, estou utilizando um caseiro que é bem parecido com o caldo de carne. Você pode pegar um tabletinho, dissolver na água já aquecida, não precisa deixar no fogo, pode deixar essa água e o caldo aguardando os próximos ingredientes.

Em uma panela, você vai refogar a cebola e a cenoura com um pouco de azeite. Vale inserir os temperos neste momento, eu gosto de inserir sal e pimenta, por exemplo, para já ir pegando sabor. Depois, quando já estiverem bem refogadas, coloco a linguiça calabresa picadinha e deixo fritar.

Quando você reparar que está formando um fundinho ali, dourando, é a hora de jogar uma dose de cachaça. Ela vai nos ajudar a desgrudar o fundo e a trazer esse sabor para a comida. A ideia é que o álcool evapore completamente.

Logo em seguida, coloque um tomate no processador ou liquidificador. A ideia é que ele seja misturado na nossa panela. Depois, insira a canjiquinha.

Misture bem e comece a acrescentar a água com caldo de carne que estava descascando aos poucos na panela. Vá com calma e sempre mexendo.

A ideia é preparar a canjiquinha igual fazemos com o arroz arbóreo: adicionando água pouco a pouco, até evaporar, e sempre mexendo para ficar bem cremoso. Faça isso até perceber que o grão da canjiquinha está bem cozido.

Por fim, acrescente uma colher de manteiga, para incorporar tudo e trazer mais sabor. Agora, desligue o fogo, tampe a panela e espere uns minutinhos antes de servir.

festa junina em casa ideias menu de jantar romântico dia dos namorados

Acompanhamento: quiabo com tomatinho na frigideira

Então, enquanto espera a canjiquinha ficar no ponto, vamos fazer um acompanhamento: quiabo com tomatinho na frigideira.

Dessa forma, basta cortar tanto o tomatinho quanto o quiabo na vertical. Coloque um pouco de azeite na frigideira e coloque o quiabo quando já estiver quente. Salteie o quiabo e tempere com sal e pimenta. Em seguida, quando você perceber que o quiabo já deu uma cozida, acrescente o tomate e vá mexendo até que fiquem bem queimadinhos.

Na hora de servir, vale colocar por cima do risoto de canjiquinha e salpicar um pouco de salsinha picada para deixar a apresentação mais bonita.

Sobremesa para festa junina em casa: Fondue de caramelo, chocolate e paçoca

Não tem nada mais romântico que fondue, não é mesmo? Além disso, nada melhor do que surpreender o seu amor com os sabores e, vai por mim, vai ficar muito mais gostoso que fondue apenas de chocolate. Inove no dia dos namorados!

barraca do beijo sobremesa festa junina ideias dia dos namorados

Esse jantar romântico de festa junina em casa não poderia deixar de ter a barraca do beijo que é a temática do nosso fondue.

Ingredientes:

  • 1 xícara de açúcar
  • Caixa de creme de leite
  • Pitada de sal
  • 100g de chocolate meio amargo picado
  • 1 colher de sopa de manteiga

Salpique paçoca a gosto por cima
Sirva com espetinhos de morango e pipoca

festa junina em casa durante o dia dos namorados

Então, espero que você tenha gostado dessa sugestão de noite romântica para o dia dos namorados inspirada nas Festas Juninas. Se quiser mais temas de noites românticas, veja aqui.

Decidido o menu da noite? Tenho várias dicas de presentes criativos para você se inspirar aqui no blog.

E, claro, aproveitem o dia dos namorados em casa, combinado?