Recebendo amigos: Como fazer Noite de Caldos

O friozinho está chegando e, nessa época do ano, não existe nada melhor do que um caldo bem quentinho. Aproveitando esse momento, resolvi fazer uma Noite de Caldos em casa para receber os meus amigos e gravei um vídeo explicando todos os detalhes.

Aqui você encontrará o passo a passo de como organizei tudo, desde a decoração até a escolha dos sabores para te inspirar quando for organizar a sua Noite de Caldos.

Vamos lá!

Tigela ou caneco: qual a melhor opção para a Noite de Caldos?

Quando pensamos em caldos, logo imaginamos as tigelas que usaremos para tomá-los. Mas que tal ir além disso e sair do óbvio?

Ao organizar a Noite de Caldos aqui em casa, decidi trocar as tigelas por canecos esmaltados, que me lembraram muito os que encontrava na casa da minha vovó. Os que escolhi possuem uma estampa floral na frente e fizeram toda a diferença na hora de pensar em como faria toda a decoração da noite.

Comprei os canecos esmaltados na 1001 Festas por menos de R$5 cada. Vale pensar na quantidade de amigos que serão convidados para a noite e separar um caneco para cada amigo.

É importante lembrar que esses canecos esmaltados esquentam muito (e às vezes nem as alças escapam desse calor!). Sendo assim, vale a pena deixar por perto um guardanapo para colocar embaixo do copo na hora de servir o caldo.

Use os canecos para decorar

Uma dica aqui é colocar guardanapos dentro de cada um dos canecos do caldo, junto com uma colher. Depois, coloque em cima de uma bandeja. Assim, na hora de servir, tudo estará no mesmo local e deixará o momento bem mais organizado.

noite de caldos recebendo os amigos como organizar blog da laina

Decoração da Noite de caldos

Como você sabe, eu adoro fazer kits digitais para inserir na decoração, acredito que eles fazem toda a diferença. Esse apego aos detalhes acaba transmitindo o quanto aquele momento é especial para mim e como me dediquei para organizar tudo.

Na Noite de Caldos, eu decidi fazer algumas plaquinhas e um quadro. Usei duas das plaquinhas para colocar ao lado dos caldo, sinalizando quais seriam os sabores, e algumas em formato de tags para colocar perto dos acompanhamentos. Além disso, fiz mais uma tag para inserir no bolo de paçoca que preparei para a ocasião.

Quer usar os mesmos kits que eu usei? Claro! Eu sempre deixo separadinho aqui para compartilhar com você que segue o canal. É só clicar aqui embaixo e baixar o material completo. Depois, imprima e use na sua decoração da sua Noite de Caldos.

Trabalho com o sistema de doação, onde você pode contribuir com o valor que desejar para baixar qualquer arquivo sinalizado como freebie no site e na loja. Caso não queira ou não possa contribuir com o meu trabalho, tudo bem, é só digitar R$0,00 no campo “dê o seu preço”, e prosseguir com a compra para baixar os arquivos gratuitamente.

Na hora de escolher as estampas, optei por trazer o clima junino para a noite. Sendo assim, escolhi panos de mesa e guardanapos com estampa xadrez nas cores vermelha e azul.

Portanto, decidi colocar o pano xadrez na mesa com apenas uma bandeja de copos em cima, sem nenhum enfeite de mesa. A ideia é demonstrar ser um ambiente mais informal, sem deixar totalmente de lado a decoração.

Noite de Caldos bem quentinha!

Como está bem frio, resolvi trazer também um toque mais quentinho e confortável para o momento. Por isso, juntei todas aquelas mantas que tinham na minha casa e fiz um cantinho especial com elas para que meus amigos pudessem se aquecer caso não estejam preparados para o frio.

Para isso, usei aquelas mantas usadas para decoração da sala, que colocamos em cima do sofá. Antes de tudo, vale a pena dar o play no vídeo abaixo em que explico nos mínimos detalhes como fiz toda essa organização da Noite de Caldos.

YouTube video

Quais caldos para o inverno escolho?

Você deve estar aí se perguntando qual receita de caldo fazer para essa noite com os amigos, certo? E não é para menos, já que existe uma infinidade de sabores de caldos como, por exemplo, caldo de feijão, de mandioca, de abóbora, verde e até de mocotó.

Entretanto, os caldos mais tradicionais e queridinhos são: o caldo de feijão e o de mandioca. Por isso, decidi optar pelos dois na Noite de Caldos.

Além de decidir o sabor do caldo, é preciso pensar no que virá nele. Não tem nada melhor do que caldinho de feijão com carne dentro. Então, pense nisso também.

Aliás, só para você ter uma ideia, na Noite de Caldos aqui em casa, escolhi colocar no caldo de feijão uma linguiça calabresa e bacon. Já no caldo de mandioca, coloquei carne desfiada e bacon. Todos amaram, não sobrou nada nas panelas para contar história! Estavam uma delícia!

Finalmente, para os acompanhamentos, selecionei cinco opções. Decidi colocar croutons, isto é, pães cortados em formato quadrado e torrado. Coloquei também salsinha e cebolinha, os verdadeiros clássicos e que não podem faltar na hora de tomar caldo.

No entanto, apesar de ter bacon nos caldos, decidi colocar como opção de acompanhamento também, a diferença é o fato de serem torrados. Para finalizar, não poderia deixar de colocar opções de molhos de pimenta.

Lista do que não pode faltar na sua Noite de Caldos

Para finalizar, resolvi facilitar a sua vida e fazer uma listinha do não pode faltar na sua Noite de Caldos. Vamos lá.

1. Primeiramente, não se esqueça do parador para colocar as conchas dos caldos. Eu usei um prato mesmo e coloquei cada um, com a concha em cima, ao lado da panela de caldos. Dessa forma, será possível descansar a concha do lado de fora sem muita sujeira.

2. Vale conseguir manter os caldos aquecidos. Para isso, usei o fogão que tenho na área do meu apartamento. Outra ideia é deixar na sua cozinha mesmo e os seus amigos se servem por lá, desde que seja um local de fácil acesso.

3. Tenha um caneco e uma colher para cada convidado. O uso de materiais não descartáveis vem com o intuito de evitar desperdício e gerar menos lixo. Além disso, ter um caneco para cada faz com que cada convidado cuide bem dele, evitando excesso de louça suja na pia.

4. Lembre-se de gelar as bebidas, a escolha das bebidas fica ao seu critério, pode ser refrigerante, vinho, cerveja, água com gás e até suco natural. Fique de olho no que os seus amigos mais gostam, assim fica mais fácil decidir.

5. Vale a pena deixar a cebolinha e a salsinha já picadinhas para facilitar na hora de colocar no caldo. Em seguida, não se esqueça dos molhos de pimenta!

6. Escolha, pelo menos, dois sabores de caldo. Assim, conseguirá agradar à todos.

Espero que você tenha curtido a sugestão de temática para receber os amigos em casa. Afinal de contas, depois de ler todas essas dicas, você fará uma Noite de Caldos inesquecível e, o melhor, muito quentinha.

Mande nos comentários quais foram as suas escolhas de caldos e o que decidiu colocar de acompanhamento!