27 nov 2019

Ovenfryer da Polishop é bom? Review Sincero e Dicas de Receitas

Ovenfryer da Polishop é bom? Review Sincero e Dicas de Receitas

Recentemente, resolvi trocar a Airfryer aqui de casa por um Ovenfryer. Estou amando a experiência e, por isso, resolvi explicar aqui para vocês alguns razões pelos quais eu resolvi trocar e, principalmente, o que estou achando dessa mudança.

Espero que este conteúdo te ajude a ter uma ideia se o Ovenfryer é ou não o forno elétrico ideal para você.

Sugestões de receitas com Ovenfryer

Para começarmos a nossa conversa, vale a pena dar o play no vídeo abaixo. Nele eu mostrei em detalhes como é o forno e dei algumas sugestões de receitas com ele.

YouTube video

A primeira sugestão de receita é uma batata frita com coxa de frango e salada de abobrinha crua.

Na hora de fazer a salada, eu coloquei sal, pimenta e azeite para temperar a abobrinha crua.

Agora, vou explicar o passo a passo de como fiz para fazer a batata frita e a coxa de frango. Minha sugestão de receita é a da foto abaixo. Deliciosa, certo?

ovenfryer receita ovenfryer é boa?

Como fazer batata frita no Ovenfryer?

Se você, assim como eu, ama o aspecto de frito da batata frita, precisa usar óleo na hora de fazer a batata. Essa dica vale tanto para quando for fazer no Ovenfryer quanto na Airfryer.

Sem inserir uma pequena quantidade de óleo esse aspecto não vai aparecer. Agora, eu também gosto de temperar a batata antes de colocar no forno, para que o tempero fique mais nelas.

Antes de inserir o óleo e os temperos, certifique-se que as batatas estejam bem sequinhas. Uma dica extra é, caso você não insira tanto óleo em suas receitas, trocar por azeite.

Na hora de temperar, eu gosto de usar sal, pimenta do reino, páprica e alecrim.

Vale fazer as batatas na cestinha e movimentar as batatas de tempos em tempos para que elas fiquem mais soltinhas e assem por igual.

Temperatura escolhida: 180 graus celsius.
Tempo de preparo: 20 minutos (abra o forno e mexa as batatas após 10 minutos de preparo para tostarem por igual)
Função: Airfryer

IMPORTANTE: Faltando 3 minutos, alterei a temperatura para 230 graus celsius para dar aquela tostadinha final.

Como fazer coxa de frango na Ovenfryer?

Optei por suco de limão, mostarda, sal, pimenta do reino e páprica doce defumada para temperar o frango. O ideal é deixar de um dia para o outro marinando.

Na hora de colocar para assar, eu prefiro colocar na certinha para que a gordura do frango saia e fique bem mais saudável. Vale a pena dar uma virada no frango também, assim como nas batatas, para que assem por igual também.

Temperatura escolhida: 180 graus celsius.
Tempo de preparo: 20 minutos (abra o forno e dê uma virada nos frangos após 10 minutos de preparo)
Função: Airfryer

IMPORTANTE: Faltando 3 minutos, alterei a temperatura para 230 graus celsius para dar aquela tostadinha final.

Caso você queira saber como faço para já deixar os frangos temperadas para facilitar no dia a dia, eu fiz um vídeo explicando como fazer isso. É só dar o play abaixo:

YouTube video

Como fazer pão de queijo na Ovenfryer

Os mineiros vão amar a segunda dica de receita para fazer na Ovenfryer: pão de queijo.

Essa eu fazia muito na Airfryer também, mas, só para você entender a diferença de potência entre as duas (vamos falar mais sobre isso ao longo deste conteúdo), eu demorava 15 minutos na Airfryer.

Agora com a Ovenfryer, eu demoro apenas 10 minutos. É uma diferença pequena, mas que compensa, principalmente, pelo tamanho já que consigo fazer mais quantidade nela também.

Temperatura escolhida: menos de 180 graus celsius
Tempo de preparo: 10 minutos
Função:  Assar ou Assar na Airfryer

Coloque em uma assadeira

IMPORTANTE: Vale deixar em uma temperatura mais baixa para que o pão de queijo consiga, realmente, assar por dentro. Só depois, faltando uns minutinhos, coloque em uma temperatura maior. Isso será essencial caso você goste do pão de queijo mais crocante. Veja como ficou o que fiz na imagem abaixo:

ovenfryer polishop como fazer pao de queijo

Respondendo as dúvidas sobre Ovenfryer

Deixei uma caixinha de perguntas no meu Instagram @lailalaine para saber quais eram as principais dúvidas sobre o Ovenfryer e vou responder todas agora:

“Forno é elétrico ou a gás?”

O Ovenfryer é um forno elétrico.

“Os preparos ficam parecidos com a Airfryer?”

Sim, os preparos são os mesmos, já que a função é a mesma. Mas a maior diferença é o tamanho. Além do forno também possuir uma potência mais alta, o que faz com que o tempo de preparo seja um pouco menor também.

“A sua conta de energia aumentou?”

Segundo as informações técnicas do produto, o Ovenfryer consome 1,5 Kw/h. Eu não sei dizer se este novo forno fez aumentar a conta de energia em minha casa, justamente porque já utilizávamos a Airfryer por aqui. Porém, com certeza, é um equipamento que consome muita energia, isso eu não tenho dúvida.

“Quais são as opções de botões e funções?”

Ao usar o Ovenfryer é preciso decidir questões como: tempo de preparo, temperatura e qual das funções deseja usar.

Começando da esquerda para a direita, o primeiro controle é o timer. A vantagem dele é ir até os 60 minutos, diferente de alguns modelos de Airfryer que vão apenas até 30 minutos.

O segundo é o controle da temperatura, que vai de 80 aos 200 graus celsius. Vale ressaltar que o mesmo controle serve tanto para aquecer, grelhar e também toscar. Geralmente, ao acionar essas duas últimas opções, apenas o grill fica ligado.

Agora, quando você quiser tostar um alimento, você precisa utilizar o último controle, em que você indica se deseja em claro, médio ou escuro o nível de tostagem.

Por fim, na hora de decidir a função, é preciso modificar no terceiro controle. Nele, você encontrará as seguintes funções: Aquecer, Grelhar, Tostar, Assar e Assar Airfryer.

Por que eu troquei uma Airfryer pelo Ovenfryer?

Antes de decidir comprar a Ovenfryer, eu utilizava uma Airfryer. Porém, a realização de refeições para a quantidade de pessoas na minha casa ficou inviável.

Só para você ter uma ideia, são 6 pessoas aqui e, na hora de fazer coxas de frango, por exemplo, precisávamos fazer em duas levas pela Airfryer. Agora que temos o Ovenfryer, conseguirmos fazer refeições maiores e com quantidades maiores também.

Esse fator da quantidade foi o que mais pesou na hora de fazer essa troca da Airfryer para a Ovenfryer. Vou listar abaixo informações sobre o tamanho dos recipientes e alimentos que podem ser preparados na Ovenfryer.

Tamanho da Ovenfryer

Cestinha: 28 x  24 cm
Altura interna do forno: 11 cm
Cabe uma assadeira de 27 x 27 cm

Separei cinco diferenças marcantes que me chamaram mais atenção abaixo:

Ovenfryer x Airfryer

1. É maior que a Airfryer, assim, você consegue fazer uma maior quantidade de alimento de uma só vez.

Só para ter uma ideia, por exemplo, o Ovenfryer possui uma capacidade de 17 litros enquanto a Airfryer Philips Walita, possui capacidade para 0,8 kg. O tamanho é realmente uma característica muito diferente entre os dois.

2. Possui as mesmas funções da Airfryer e ainda consegue assar alimentos, tostar e aquecer. Sendo assim, é um forno que também possui a função Airfryer.

3. É mais potente do que a Airfryer e, com isso, prepara alimentos mais rapidamente.

O Ovenfryer possui uma potência de 1500 watts enquanto a Airfryer Philips Walita, possui 1425 watts.

4. Tem um timer que vai até 60 minutos, enquanto a Airfryer convencional vai até 30 minutos apenas.

5. Por fim, uma diferença significativa é o barulho. O Ovenfryer faz muito menos barulho que a Airfryer.

+ 3 Vantagens do Ovenfryer

Listei abaixo algumas das vantagens na hora de utilizar o Ovenfryer que considerei muito importantes e gostaria de ressaltá-las aqui, tais como o desligamento automático, a luz interna e até a facilidade na hora de limpar. Expliquei todos esses pontos detalhadamente abaixo.

1. Desligamento automático

Enquanto o forno estiver em funcionamento, uma luz ficará acesa. A melhor parte é que, por causa do timer do forno, quando o tempo destinado ao preparo se esgotar, todo o aparelho desligará automaticamente.

Além disso, o forno vem com um interruptor de segurança de auto desligamento. E o que isso significa? Quando a porta do forno estiver aberta, o interruptor cortará a energia que faz o Ovenfryer funcionar. Então, ele permanecerá desligado sempre que porta estiver aberta, evitando acidentes.

Mas, fique de olho para não esquecer a porta aberta enquanto estiver usando o forno, já que, dessa forma, o forno ficará desligado.

Existe também uma opção de deixar uma luz acesa dentro do forno. Ao ligá-la, permanecerá acesa enquanto o forno estiver em funcionamento.

2. Várias opções de cozimento

Além de conseguir selecionar qual a temperatura desejada, é possível escolher dentre várias funções de cozimento, sendo: aquecer, tostar, assar e grelhar por convecção e Airfryer.

Para completar, o Ovenfryer possui um Timer de Tostar em que é possível escolher qual nível de tostagem você deseja obter, indo do mais claro até o mais escuro.

3. Ovenfryer é fácil de limpar

Para começar, é preciso acrescentar que o interior do forno foi feito e pensado para facilitar o momento da limpeza, tanto que até a bandeja coletora de resíduos sai para fora do forno.

Dicas de limpeza

Vale lembrar que, antes de fazer qualquer limpeza, é preciso esperar que o forno esfrie completamente e, claro, nunca limpe com ele ligado na tomada.

Para limpar o exterior do forno, utilize um pano limpo e macio e passe com água e detergente neutro. Agora, para limpar o interior, nunca aplique o detergente direto no forno, opte sempre por usar uma esponja ou até pano úmido. Sendo assim, nada de aplicar diretamente no forno.

Por fim, caso precise de ajuda na hora de remover a gordura, vale retirar a bandeja do forno e depois mergulhar em um recipiente com água quente e outro produto de limpeza de sua preferência.

Assim, ficará muito mais fácil tirar a gordura após fazer algum prato que libere bastante. Quando faço frango, por exemplo, sempre fica a gordura embaixo. O que é ótimo, assim notamos o quão mais saudável fica o alimento feito no Ovenfryer.

O que preciso levar em consideração na hora de escolher um Ovenfryer x Forno tradicional x Airfryer

O primeiro ponto a se levar em conta é o preço do forno. O Ovenfryer é um forno bem caro, variando entre R$1399 e R$1699. Sinceramente, não sei se este preço vai se alterar significativamente durante os próximos anos.

Situações para você entender se Ovenfryer é a melhor compra para você:

❌ Não vale se você já possui uma Airfryer e ela está te atendendo (quanto ao tamanho e possibilidades de receitas).

✅ Vale se você já possui uma Airfryer e ela está NÃO está te atendendo. Você precisa de mais espaço ou um aparelho com mais funções.

❌ Não vale se você está apenas procurando por um forno, acredito que vale a pena estudar outras opções no mercado. ✅ Porém, não deixe de levar em conta as outras funções que o Ovenfryer possui que são bem interessantes também.

✅ Vale se você não tem um forno elétrico em casa, está pensando em comprar um forno e tem dinheiro disponível.

Mande nos comentários se você está pensando em comprar o Ovenfryer e o que mais está te atraindo nela!