Não tem jeito, noite de Natal que se preze tem que ter um belo de um Pavê. Não só porque é uma receita prática e que agrada todo mundo, mas porque não pode faltar a boa e velha piadinha de tiozão “É pavê ou pacumê? 😂.
Brincadeiras a parte, no vídeo de hoje trago a receita desse Pavê Natalino super fácil de fazer e que ainda fica com uma textura de sorvete geladinho maravilhosa. A receita é da minha amiga Ana (Blog da Ana), clica pra assistir:
Receita de Natal: Pavê tradicional geladinho
INGREDIENTES:
3 ovos (separe as gemas das claras)
1 lata de leite condensado
2 latas de leite (medir na lata de leite condensado)
1 lata de creme (retirar o soro)
4 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de biscoito champagne
Chocolate em pó, cacau ou achocolatado a gosto (usamos uma colher de sopa de cacau e meia de achocolatado)
1 colher de chá de essência de baunilha
MODO DE PREPARO:
No vídeo a gente mostra direitinho como fazer o pavê, se ainda não assistiu dá o play pois está divertido!
Mas pra quem quiser anotar:
Em uma panela (não leve ao fogo ainda), bata levemente as gemas com uma lata de leite e o leite condensado. Misture bem. Leve ao fogo baixo misturando até que o creme engrosse e fique com uma textura aveludada. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha. Despeje a mistura no refratário que irá servir. Escolhemos servir em uma taça de vidro para deixar diferente e bonito. reserve.
Coloque as claras na batedeira e, com ela ligada, vá acrescentando o açúcar aos poucos. Quando as claras estiverem em ponto de neve, desligue a batedeira e acrescente o creme de leite, misturando-o delicadamente com uma colher. Reserve.
Misture o chocolate/cacau/achocolatado ao leite restante e embebede os biscoitos na mistura.
Faça uma camada de biscoitos sobre o creme de gema e cubra com o creme de claras. Alise bem e leve ao congelador por 4 horas para que fique bem duro. Retire do congelador 5 minutos antes de servir para que fique na textura de sorvete.
Como decorar a sobremesa de Natal
Para servir o Pavê Natalino resolvi fazer uma decoração especial que é bem simples e você vai poder aproveitar em qualquer sobremesa. Basta fazer uma calda de açúcar (ferver 1 parte de água com 1 parte de açúcar), deixar esfriar, mergulhar os raminhos de alecrim (pode ser hortelã) e deixar secar sob um papel toalha. Depois salpique açúcar refinado como se estivesse empanando. Agora é só dispor sob a sobremesa e complementar com a fruta vermelha da sua preferência. A ideia é que pareçam azevinhos, plantinha bem tradicional das decorações de Natal.
Façam a receita em casa e me contem se foi ou não foi um sucesso!